Pesquisar este blog

Traduzir para:

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ASTECAS

A civilização asteca desenvolveu a noção do cultivo hidropônico nas áreas ao redor do laco Texcoco, fazendo crescer plantações sobre suas águas.
Ler mais...

Ciência e tecnologia
A cultura asteca deve a sua força, entre outros aspectos importantes, ao avançado grau de desenvolvimento técnico e científico. A educação de seu povo neste campo foi fundamental, alcançando níveis de abstração maiores do que qualquer outra cultura, principalmente nos ramos da matemática e da astronomia. A medicina mexicana transcendeu sua própria época e está presente na base de diversas bebidas e cosméticos da modernidade. A engenharia terrestre e naval, as técnicas agrícolas e o desenvolvimento de uma escrita própria foram outros aspectos fundamentais da civilização asteca.

Astronomia e Medicina
As tribos primitivas da América Central conheceram o conceito do número zero, o que colaborou para a base de cálculos abstratos nas civilizações maias e astecas. Por volta de 1479, desenvolveram a pedra do Sol, uma peça legítima de medidas monumentais, esculpida com os símbolos correspondentes aos dias e meses do calendário mexicano. No terreno da medicina, o povo asteca soube ocultar suas habilidades frente às ciências medicinais europeias, durante a época colonial. Os tratamentos das doenças foram baseados em dois aspectos: por um lado, se ocuparam da saúde espiritual, cujo desequilíbrio abria as portas à deterioração física; por outro lado, recorreram a medicamentos herbários para ajudar na cura sintomática.

Armamento e Transporte
Sem acesso a metais, como o bronze e o ferro, os astecas tiveram que aguçar a sua inteligência para o desenvolvimento de armas e ferramentas cortantes. Usaram, principalmente, as obsidianas, uma espécie de lava das rochas vulcânicas, e o sílex, um mineral rígido usado na fabricação de lanças, facas e flechas. A tecnologia asteca conheceu a roda, mas, sem cavalos, mulas, nem animais de carga, dispensou qualquer veículo terrestre. No lugar disso, fabricaram canoas para deslocarem-se ao longo dos canais e lagos.






2 comentários: